terça-feira, 12 de abril de 2011

Aprendendo a viver com decepções nas amizades.


Todo mundo um dia vai te decepcionar. Pode ser família, namorada, patrão, colegas de trabalho e, principalmente, os amigos. Já vi muita amizade se desmanchar por motivos bobos. É um tal de: "fulano disse que você falou isso de mim". Ou "eu não gostei dessa atitude que você fez... não fala mais comigo".

Quantos amigos deixaram de se falar porque uma vez estavam na festa e um preferiu sentar na outra mesa, com outras amizades? Tem gente que briga até por causa da cerveja compartilhada, quando um bebe mais que o outro. Há os amigos que deixaram de se falar por ciúmes, empréstimos, ficantes, brigas, inveja e - pior de tudo - fofocas. Ah, essas fofocas... que horror. Sabe qual a melhor forma de juntar duas pessoas? É falar mal de uma terceira.

Uma terceira pessoa, carregada de péssimos sentimentos, se aproxima do seu amigo e fala mal de você (faz a sua caveira). Deixa o relacionamento estremecido. Então você se pergunta: "Ah, mas quem é amigo de verdade não vai se deixar levar por fofocas de outras pessoas". Bingo! Reflita: olhe quantos amigos você tem de verdade em qual deles pode confiar 100%? Se tiver mais de um, meus parabéns. Temos muitos amigos, mas poucos são os verdadeiros. A maioria é de momento, sejam em festas, encontros, confraternizações ou trabalhos. São amizades importantes, mas frágeis que se desmancham ao sabor da primeira briga.

Amigos de verdade, estes sim estão em extinção pelo mundo. Confiam em si, não têm segredos, defendem suas posturas perante os outros, jogam as verdades na cara, mostram quando o outro está errado, brigam, trocam socos, se arrependem, abraçam, choram juntos e prometem não mais brigar. Então vem a próxima festa e as brigas se repetem, mas eles são amigos.

Porém, tenho levado cada punhalada nas costas que passei a refletir quem são os meus amigos de verdade. Não vou arriscar números, mas sei que são poucos... bem poucos. Ou quase inexistentes. Não gosto de falsidade. Gosto de gente espontânea, sincera e verdadeira. Não sorria pra mim, se na minha ausência você Acaba com a minha imagem.
Dizem que "As decepções não matam, mas ensinam a viver". Então posso afirmar que tenho aprendido a viver bastante...

Um comentário: